Utilizado há muito tempo como principal revestimento em construções e reformas no Brasil
Utilizado há muito tempo como principal revestimento em construções e reformas no Brasil, o cimento queimado é considerado um excelente material para ambientes mais rústicos e tradicionais ou com design contemporâneo.
O rústico ainda é um dos estilos mais interessantes no design de interiores. embutir um piso cobrindo um aspecto mosqueado e terroso em um ambiente pode dar esse efeito ao espaço.
Ao mesmo tempo, o cimento queimado se diferencia de outros revestimentos considerados rústicos, como pedras e madeira, por ser mais urbano e contemporâneo.
O rústico ainda é um dos estilos mais interessantes no design de interiores. Incorporar um piso em tons de terra com aparência manchada em uma sala pode adicionar esse efeito ao espaço.
É imprescindível o uso de elementos decorativos, como móveis e eletrodomésticos sob medida, para amenizar a rusticidade do piso de cimento queimado.
Mas em casas de campo ou casas de campo, é comum que o aspecto mais tradicional do piso manchado seja reforçado para criar uma identidade no espaço.
Elementos contemporâneos também podem ser combinados com pisos de cimento queimado para que o espaço possa mostrar o melhor de cada estilo.
A criação de espaços mais arrojados e com diferentes combinações pode ser feita com o piso de cimento queimado. É possível apostar em cores mais vibrantes, como o verde aqua, em espaços menores e com decoração contrastante.
Após a aplicação do cimento queimado, é possível finalizar com resina para dar destaque ao piso. O material pode ser fosco, acetinado ou brilhante, e a escolha varia de acordo com a aparência desejada para a superfície, combinando com a decoração ou sendo o ponto de contraste no ambiente.
Piso de cimento queimado colorido
Os tons cinza e branco são os mais comuns no acabamento final de pisos de cimento queimado, mas é possível colori-lo com o uso de pigmentação especial.
Ao optar por colorir o piso, é interessante dar preferência à areia e ao cimento branco para a mistura da argamassa. Esse cuidado evita alterações no processo de pigmentação do piso.
A adição desses materiais ao pó de mármore é recomendada para quem busca um resultado com cores mais claras.
Para que o piso de cimento queimado tenha a tonalidade desejada, é possível adicionar pigmentação de duas maneiras. A primeira é misturar os corantes na argamassa, sempre na proporção de 2% a 6% sobre a quantidade de cimento, dependendo da cor desejada.
A segunda alternativa é espalhar o pigmento pelo revestimento já aplicado, antes do processo de queima. Essa técnica resulta em um piso manchado, que dá ao ambiente um ar rústico.
Cuidados na Instalação de Cimento Queimado no Piso
Antes de iniciar o trabalho, é fundamental verificar a qualidade dos materiais utilizados nas superfícies, que são basicamente o próprio cimento, areia, água e alguns aditivos ou massas prontas decorativas . Isso porque influenciam no resultado final do trabalho.
Apesar de parecer um revestimento simples, o cimento queimado deve ser aplicado com precisão e, portanto, deve ser feito por profissionais experientes, principalmente no caso de grandes áreas.
As manchas são características desse tipo de piso e são as principais responsáveis pelo charme e elegância que traz aos ambientes.
Em casos de aplicações em espaços maiores, é necessário realizar a subdivisão da superfície em placas, com distância de 1,5 metros de cada lado entre elas. Essa técnica evita que o piso rache com o tempo ou massas decorativas que dispensam juntas de dilatação .
Equipe Pinturas bargas são especialistas em cimento queimado.
Atendemos Joinville ,Araquari,São Francisco,Jaragua do Sul, Balneario Camboriu, Blumenau, Garuva
Telefone: (47) 3034-0097 / WhattsApp: (47) 99671-7200
Rua Antônio Catafesta, 468 - Nova Brasília - Joinville - SC - Brasil
Copyright © 2025 Todos os Direitos Reservados - Pinturas Bargas
Desenvolvimento - Web Joinville Agência Digital