As portas são a primeira coisa que você vê quando chega em casa. Só que, na maioria das vezes, seu uso restringe-se a uma funcionalidade: controlar o acesso ao lar. Porém, a porta pode ser um super item de decoração da casa, e isso pode ser feito aprendendo como pintar porta de madeira. Sendo assim, se você quiser fazer algo diferente – principalmente nas portas de acesso a ambientes internos – uma boa dica é apostar em tons vivos que harmonizem com as cores dos ambientes em que a porta está. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui um passo a passo de como pintar porta de madeira e sugestões de pintura para transformar esse item pouco valorizado em um dos protagonistas do seu lar. Confira!
Apesar de existirem diversos tipos de tinta para pintar porta de madeira, alguns são destinados a profissionais. Pois, eles conseguirão dar o acabamento certo à peça e têm a expertise necessária para manipular as tintas com componentes químicos nocivos.
Mas, listamos aqui tipos de tinta que são tranquilos para você fazer o processo em casa com segurança:
Esmalte sintético à base de água
Essa tinta é a mais recomendada para madeira porque não possui cheiro forte e a secagem é rápida. Isso faz com que o intervalo entre uma demão e outra possa ser menor.
Além disso, os esmaltes sintéticos à base de água possuem acabamento mais resistente que a Látex PVA. Significa que ela pode ser usada em portas externas, assim como receber limpeza com água e sabão.
Esmalte sintético à base de solvente
Com poder de cobertura e rendimento maior que as tintas à base de água, o esmalte à base de solvente apresenta grande durabilidade e resistência. Além disso, o produto disponibiliza uma série de cores no sistema de preparação de tintas.
Materiais para pintar porta de madeira
Para fazer o processo em casa, você vai precisar dos seguintes materiais:
jornal ou papelão (para proteger o piso);
tinta adequada para madeira;
trinchas;
lixa para madeira;
espátula;
bandeja de tinta;
rolo;
massa ou cera para madeira, caso a porta esteja deteriorada;
máscara de proteção;
fita crepe;
água e sabão (para tintas à base d’água)
thinner e estopa (para tintas à base de solvente)
Como pintar porta de madeira: passo a passo
Lavagem e retirada do pó
Comece limpando a superfície da porta. Tire todo o pó e qualquer outra sujeira que esteja nela. Faça isso com água e sabão neutro. Terminada esta etapa deixe a madeira secar.
Preparação pré-pintura
Para preparar a porta de madeira para pintura, cubra as dobradiças e a maçaneta com fita crepe. Em seguida forre o chão usando jornal ou papelão, para evitar sujar o piso.
Lixe a porta
Coloque máscara de proteção, luvas e óculos. Passe a lixa em toda a porta e repita o processo se achar necessário (uma lixa mais grossa pode ser interessante para a madeira com tinta). Depois de lixar, limpe a porta com um pano úmido e espere secar.
Corrija imperfeições
Se a porta for antiga ou está com imperfeições, use massa para retirá-las. Isso pode ser feito com o auxílio de uma espátula, para moldar. Espere secar e, caso seja necessário, passe a lixa novamente nos locais onde o produto foi aplicado. Assim a porta ficará sem imperfeições.
Aplique um primer
Para facilitar a pintura, aplique um primer. Ele deixa a tinta uniforme e minimiza a necessidade de aplicar muitas demãos. Assim que aplicá-lo, espere secar e lixe novamente para retirar o excesso de produto.
Aplique a tinta
Siga as instruções da embalagem para preparar a tinta. Quando estiver pronta, use o rolo para pintar as áreas maiores e a trincha para superfícies onde ele não chega. Espere secar e veja se uma segunda demão será necessária. Se sim, pinte novamente.
Atente-se ao acabamento
Para dar acabamento à porta de madeira, escolha entre os efeitos acetinado, fosco ou semibrilho na hora de adquirir a tinta. Ele será responsável pelo aspecto que a porta ficará após o procedimento.
Como pintar porta de madeira: cuidados
Pinte sempre no mesmo sentido
Seja rolo ou trincha, faça a pintura sempre no mesmo sentido. Começou na vertical? Siga assim por toda a porta. Isso evita marcas e deixa o acabamento melhor.
Respeite o tempo de secagem
Entre uma demão e outra, assim como na finalização, respeite o tempo de secagem. Geralmente ele está descrito no próprio produto. Caso você não faça isso podem surgir manchas na pintura.
Limpe trinchas e rolo após o uso
Terminou de pintar a porta de madeira? Limpe todo o material que você utilizou. Coloque as trinchas e o rolo de molho em solução que dissolva a tinta.
Aposte em cores mais claras
Para as portas internas dê preferência às cores mais claras, pois são mais fáceis de combinar e aumentam a luminosidade do ambiente.
E aí, aprendeu como pintar porta de madeira? Agora é hora de pôr o conhecimento em prática! Caso tenha curtido este artigo, não deixe de conferir os outros que estão aqui no blog! Além disso, acesse nosso site e pagina no instagram e confira as inspirações das obras residenciais que separamos por lá.
Telefone: (47) 3034-0097 / WhattsApp: (47) 99671-7200
Rua Antônio Catafesta, 468 - Nova Brasília - Joinville - SC - Brasil
Copyright © 2025 Todos os Direitos Reservados - Pinturas Bargas
Desenvolvimento - Web Joinville Agência Digital